UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 08h51

Bolsas da Ásia sobem com alívio por dados nos EUA

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, para a máxima em duas semanas, com o Nikkei chegando a subir mais de 2 por cento na máxima, graças a fortes dados do setor manaufatureiro dos Estados Unidos, que aliviaram temores sobre a recuperação econômica global.

Na véspera, o Instituto de Gestão e Fornecimento informou que o índice de atividade fabril norte-americana subiu para 56,3 em agosto contra 55,5 em julho, muito acima do esperado por economistas.

Juntamente com dados sobre a produção manufatureira chinesa e crescimento acima do esperado na Austrália, também divulgados na véspera, os números deram ânimo aos investidores sobre o ritmo da retomada global.

Mas o ganho na Ásia, também reforçado pelo setor tecnológico, pareceu contido por cautela sobre o real rumo da economia global.

"É muito cedo para dizer que os receios sobre uma recessão profunda na economia foram apagados somente pela produção chinesa, PIB australiano e dados dos Estados Unidos", disse Masahuko Sato, diretor-executivo na Nomura Securities.

"Mas as ações podem ficar mais resistentes aos indicadores econômicos ruins e subirem mais se o dinheiro que migrou para os bônus voltar às bolsas".

O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha alta de 0,81 por cento, aos 412 pontos.

O índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO fechou com alta de 1,52 por cento, para 9.062 pontos, se distanciando mais da mínima em 16 meses tocada na quarta-feira.

Em SEUL, o mercado sul-coreano fechou com valorização de 0,63 por cento, para 1.775 pontos, impulsionado por ações de tecnologia.

Em SYDNEY, a bolsa australiana avançou 0,82 por cento, para 4.532 pontos, maior patamar em três semanas, com mineradoras subindo na esteira do preço do cobre.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng subiu 1,19 por cento, a 20.868 pontos. XANGAI avançou 1,25 por cento, a 2.655 pontos, enquanto TAIWAN fechou com alta de 0,69 por cento, para 7.720 pontos.

CINGAPURA teve leve ganho de 0,13 por cento, para 2.986 pontos.

Hospedagem: UOL Host