UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 13h13

Brasil e Espanha dominarão leilão de linhas de transmissão

SÃO PAULO (Reuters) - Oito empresas e um consórcio foram habilitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a participar do leilão de linhas de transmissão que acontecerá na sexta-feira em São Paulo. Serão cinco empresas brasileiras, três espanholas e um consórcio luso-brasileiro.

Segundo informações da Aneel divulgadas nesta quinta-feira, as empresas brasileiras que disputarão as linhas de transmissão são Afluente Transmissão de Energia Elétrica, Alupar Investimento, Chesf (do grupo Eletrobras), Neoenergia e Transmissora Aliança de Energia Elétrica (controlada pela Cemig).

As empresas espanholas participarão do certame por meio da Cobra Instalaciones e Serviços, Cymi Holding e Elecnor Transmissão de Energia.

O Consórcio Nordeste, formado pela brasileira ARM Telecomunicações e Serviços de Engenharia e pela portuguesa CME, também está habilitado para o leilão.

Serão licitados três lotes de empreendimentos localizados nos Estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. Todos têm entrada em operação comercial prevista para 2012, com expectativa de investimentos totais da ordem de 300 milhões de reais.

O primeiro lote inclui três linhas de transmissão e duas subestações no Rio Grande do Norte, com extensão total de cerca de 300 quilômetros. A receita anual máxima pela prestação do serviço público (RAP) a partir da entrada em operação comercial é de 21,8 milhões de reais.

O segundo lote terá uma linha de transmissão de 115 quilômetros e uma subestação na Bahia, com RAP de 10,3 milhões de reais.

O terceiro corresponde a uma linha de transmissão de 97 quilômetros no Ceará, com RAP de 7,1 milhões de reais, e uma subestação.

Vence aquele que apresentar o maior deságio em relação à RAP estipulada pelo governo.

As linhas e subestações deverão transportar a energia gerada a partir de centrais eólicas habilitadas no Leilão de Energia de Reserva realizado em dezembro de 2009.

(Por Carolina Marcondes)

Hospedagem: UOL Host