UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/09/2010 - 13h45

Carga de energia no Brasil sobe 8,1% em agosto, diz ONS

SÃO PAULO (Reuters) - A carga de energia no Brasil em agosto cresceu 8,1 por cento em comparação ao mesmo período de 2009 e subiu 0,5 por cento ante julho, informou nesta quinta-feira o Operador Nacional do Sistema (ONS).

De acordo com dados preliminares do ONS, que administra a oferta de carga no país, em agosto foram 55,6 mil megawatts (MW) médios de energia, acumulando alta de 10 por cento no ano e de 8,1 por cento no acumulado dos últimos 12 meses.

"Esse desempenho está associado principalmente ao comportamento da produção industrial, cujos sinais de retomada começaram a ser observados desde meados do ano passado. Cabe destacar também o significativo aumento do nível de utilização da capacidade instalada do setor", segundo o ONS.

O ONS informou ainda que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, região mais industrializada do Brasil, registrou crescimento de 8,5 por cento em agosto na comparação anual e de 0,7 por cento ante julho.

"Com relação ao mês de agosto do ano anterior, a taxa de crescimento da carga reflete os efeitos da continuidade do crescimento econômico impulsionado pela retomada da produção industrial, que vem sendo observada desde o segundo semestre do ano passado", disse o ONS.

"Destacam-se os incrementos de carga verificados durante essa retomada pelos setores metalúrgico e extrativo mineral, que têm diversas unidades nesse subsistema, após as reduções ocorridas durante o período da crise econômica iniciada no final de 2008."

O subsistema Sul, por sua vez, mostrou crescimento de 9,4 por cento em agosto de 2010 ante igual mês de 2009 e de 0,1 por cento sobre julho deste ano.

No Nordeste, a carga de energia subiu 5,4 por cento no mês passado na comparação anual, mas queda de 0,7 por cento em relação ao mês anterior.

Já no subsistema Norte a alta foi de 7,6 por cento em agosto ante o mesmo período do ano passado e de 2,2 por cento sobre julho.

(Por Carolina Marcondes)

Hospedagem: UOL Host