UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/09/2010 - 15h30

Merkel mostra confiança em plano nuclear apesar de oposição

Por Peter Dinkloh e Vera Eckert

FRANKFURT/MUNIQUE (Reuters) - A chanceler alemã Angela Merkel disse estar confiante na aprovação no Congresso da lei que amplia a vida útil de reatores de usinas nucleares, em uma batalha com partidos da oposição.

O governo de coalizão de centro-direita de Merkel pôs fim a meses de divisão no domingo quando concordou em prorrogar a operação de 17 usinas de energia nuclear por tempo superior ao previsto, em média por mais 12 anos.

A decisão, que foi saudada por empresas do setor elétrico, veio antes de um plano de energia previsto para sair este mês.

"Acredito que podemos conseguir a aprovação da lei", disse Merkel em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

As ações de empresas do setor elétrico na Alemanha fecharam em alta nesta sessão.

O partido Social Democrata e os Verdes imediatamente disseram que planejam recorrer à Justiça para evitar a ampliação da vida útil das usinas nucleares no país.

A opinião pública alemã se opõe à construção de novas usinas nucleares e uma manifestação está programada para o próximo dia 18 contra o plano de estender a operação de tais geradoras de energia.

A fonte nuclear respondeu por cerca de 23 por cento da geração de energia na Alemanha em 2009, mesmo nível de 2008, de acordo com informações da associação do setor BDEW.

Hospedagem: UOL Host