UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 19h05

Bolsas dos EUA têm pico em 5 semanas com China e Basileia III

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos avançaram nesta segunda-feira aos maiores níveis em cinco semanas, levando o índice Standard and Poor's 500 para perto do pico do verão (no Hemisfério Norte).

As bolsas de valores refletiram fortes números da indústria chinesa e novas regras de capital bancário.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,78 por cento, para 10.544 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,93 por cento, para 2.285 pontos. O índice S&P 500 ganhou 1,11 por cento, a 1.121 pontos.

O rali elevou o S&P 500 acima da média móvel de 200 dias pela primeira vez desde o início de agosto, algo visto como um sinal positivo.

Investidores observam agora o nível de 1.130 pontos, que não é superado desde maio. Caso esse patamar seja rompido, o movimento pode sinalizar mais ganhos no horizonte.

"São só números, mas ao mesmo tempo eles representam importantes testes psicológicos para muitos profissionais de Wall Street", disse Hugh Johnson, vice-presidente de investimentos da Hugh Johnson Advisors LLC, em Albany.

O setor bancário figurou entre os de melhor desempenho em Nova York.

Reguladores globais concordaram em exigir que os bancos mais do que tripliquem suas reservas de capital de qualidade, numa esperança de evitar outra crise de crédito.

Mas as novas regras, conhecidas como "Basileia III", permitem que o período de implementação possa ser estendido até janeiro de 2019 ou mais --tempo superior ao que muitos executivos de bancos esperavam .

As ações do JPMorgan Chase subiram 3,5 por cento, um dos maiores impulsos no Dow Jones. O índice de bancos KBW ganhou 3,1 por cento.

Do lado macroeconômico, as fábricas chinesas aceleraram a produção em agosto, mostraram dados mais cedo, enquanto os preços ao consumidor subiram 3,5 por cento no mês passado, levemente acima das expectativas .

Os números se somaram à recente melhora na confiança nos mercados dos EUA, em meio ao alívio nas preocupações com uma nova recessão econômica.

Os índices cravaram a quarta alta seguida. O Dow Jones e S&P 500 avançaram em oito das últimas nove sessões. Com os ganhos deste pregão, todos os três índices retornaram ao terreno positivo em 2010.

O setor de tecnologia foi impulsionado por outra notícia de aquisição.

A HP comprará a companhia de segurança digital ArcSight, na mais recente de uma série de transações do tipo no segmento de tecnologia . Os papéis da ArcSight dispararam 25,1 por cento, ao passo que os da HP tiveram leve alta de 0,2 por cento.

Hospedagem: UOL Host