UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 12h24

Com vendas recordes, Petrobras vê mais importações

RIO DE JANEIRO, 13 de setembro (Reuters) - As vendas de combustíveis da Petrobras no mercado brasileiro neste ano serão recorde, crescendo 12% sobre 2009, o que deverá manter aquecidas as importações de gasolina da companhia, indicou nesta segunda-feira (13) o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, o ano repetirá a performance registrada no primeiro semestre, quando as vendas da Petrobras (PETR4) subiram 12%.
“Teve uma venda realmente extraordinária este ano desses três combustíveis (gasolina, etanol e diesel)”, disse ele a jornalistas antes da abertura da feira internacional Rio Oil & Gas.

Em 2009, as vendas de combustívies da Petrobras registraram queda de 1,2% ante 2008. O diretor não detalhou os volumes vendidos dos três combustíveis.

Ele observou que, com o aumento do preço do etanol nas últimas semanas, a gasolina voltou a ficar competitiva e a empresa prevê que deverá importar o produto.

“A gasolina teve uma forte demanda no primeiro semestre, mas depois estabilizou. Mais recentemente, devido ao aumento do etanol, houve um reaquecimento da gasolina e estamos tendo que importar mais”, disse.

Segundo Costa, as vendas de querosene de aviação também baterão recordes em 2010, assim como as vendas de asfalto, que vão ultrapassar o volume de 3 milhões de toneladas anuais.

“Isso reflete a demanda das novas estradas e a recuperação de rodovias”, declarou.

(Por Denise Luna e Rodrigo Viga Gaier)
 

Hospedagem: UOL Host