UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2010 - 08h19

Queda da inflação francesa indica demanda fraca

PARIS, 14 de setembro (Reuters) - A taxa de inflação anual da França caiu ligeiramente mais que o esperado em agosto, influenciada pelo declínio dos preços de bens manufaturados, sugerindo níveis baixos de demanda do consumidor na segunda maior economia da zona do euro.

O índice de preços ao consumidor francês, harmonizado para os padrões da União Europeia, subiu 1,6% comparado a agosto do ano passado, desacelerando após o avanço de 1,9% em julho. Uma pesquisa da Reuters previa alta de 1,7%.

Na comparação mensal, os preços subiram 0,2% em agosto após caírem 0,3% no mês anterior, informou a agência de estatísticas francesa.

Os números também mostraram que os preços de energia, que têm dado suporte à inflação, tiveram alta mais moderada, de 8,4% em termos anuais, após o forte avanço de 10,5% registrado em julho.

Os consumidores franceses encontram pouco incentivo para gastar no momento, aguardando detalhes mais completos dos cortes de gastos estatais e das reduções de créditos tributários que devem ser anunciados neste mês, no orçamento de 2011.

(Por Vicky Buffery)

Hospedagem: UOL Host