UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/09/2010 - 10h39

Santander se diz satisfeito com capital e prazos de Basileia III

MADRI (Reuters) - O presidente do Grupo Santander, Emilio Botín, mostrou-se otimista sobre as normas e os prazos fixados dentro do acordo de Basileia III e saudou a diferenciação que se faz sobre o caráter de negócio de cada entidade.

O presidente do maior banco espanhol destacou que Basileia III avança na regulação da gestão de liquidez ao estabelecer colchões de ativos líquidos que asseguram o funcionamento normal de uma instituição em caso de piora repentina dos mercados.

"Considero muito positivos os avanços ocorridos no que se denomina Basileia III, que conseguirão melhorar a qualidade dos recursos próprios", disse Botín em discurso durante a III Conferência Internacional de Bancos em Madri.

Além disso, o executivo disse que o calendário para implementação do Basileia III anunciado no fim de semana "parece suficientemente amplo e claro".

Em uma análise sobre a situação bancária internacional, Botín voltou a criticar a introdução de um imposto sobre o setor financeiro ao considerar que não é uma medida adequada para evitar que o contribuinte tenha que assumir os custos de uma crise.

"Estabelecer um imposto ao setor seria uma medida ineficiente e discriminatória que teria efeitos distorcidos e, ainda mais importante, consequências negativas para a estabilidade financeira", disse.

Hospedagem: UOL Host