UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2012 - 18h27

Índices dos EUA fecham em máximas em anos por medidas do Fed

Por Wanfeng Zhou

NOVA YORK, 14 Set (Reuters) - As ações norte-americanas avançaram pelo quarto pregão consecutivo nesta sexta-feira e fecharam a semana próximas de máximas em cinco anos após o Federal Reserve, banco central norte-americano, adotar ações ousadas para impulsionar a economia, numa manobra que pode estimular as ações durante os próximos meses.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,40 por cento, para 13.593 pontos. O índice Standard & Poor's 500 também teve valorização de 0,40 por cento, para 1.465 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,89 por cento, para 3.183 pontos.

Na semana, o Dow Jones acumulou ganho de 2,2 por cento, o S&P 500 avançou 1,9 por cento e o Nasdaq teve aumento de 1,5 por cento.

A ação da Apple, maior companhia dos Estados Unidos em termos de valor de mercado, fechou em sua máxima histórica, e o papel da Exxon Mobil, a segunda maior, atingiu seu maior nível em quatro anos.

As ações registraram um rali que levou o S&P 500 a acumular ganhos nos últimos quatro meses. O prolongamento desse avanço se deveu principalmente a ações dos bancos centrais europeu e norte-americano com o objetivo de manter baixas as taxas de juros e estimular suas economias em dificuldades.

O Fed disse na quinta-feira que continuará comprando agressivamente bônus até que o desemprego recue. O chairman da instituição, Ben Bernanke, disse que quer ver uma melhora convincente na economia que possa gerar criação sustentável de empregos.

Os comentários de Bernanke "criarão um chão articial para o mercado, o que significa que poderemos ver preços mais altos com o tempo", disse o diretor de gestão do Dearborn Partners, Paul Nolte. "Qualquer correção não envolverá mais do que alguns pontos percentuais".

Tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 fecharam em seus maiores níveis desde dezembro de 2007, enquanto o Nasdaq terminou o pregão em sua máxima desde novembro de 2000.

Hospedagem: UOL Host