UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/09/2012 - 12h29

BP pode comprar ações da Rosneft como parte da saída da TNK-BP

SOCHI, Rússia, 21 Set (Reuters) - A BP disse ao presidente russo Vladimir Putin que quer comprar participação na gigante estatal de petróleo Rosneft, dando uma nova dimensão à longa luta pelo controle de uma grande parte da produção de petróleo da Rússia.

A proposta colocada pelo presidente-executivo da BP, Bob Dudley, e pelo presidente do conselho, Carl-Henric Svanberg, seria parte de um acordo complexo no qual a Rosneft tomaria a participação da BP no empreendimento de 60 bilhões de dólares da TNK-BP, a produtora de petróleo anglo-russa, 50 por cento detida pela BP, disse o presidente-executivo da Rosneft, Igor Sechin, nesta sexta-feira.

Um porta-voz da BP disse que qualquer compra seria condicionada à venda planejada de sua participação na TNK-BP, em andamento.

"A BP está considerando novos investimentos na Rússia independente de a quem for vendida nossa participação", disse o porta-voz por e-mail.

"Portanto, se formos bem sucedidos na venda de nossa participação na TNK-BP, então estaremos interessados em investir parte da renda na comprar de ações da Rosneft."

A diretoria da BP propôs o acordo durante uma reunião com Putin nesta semana, na qual garantiu ao presidente russo que qualquer renda da venda na TNK-BP seria reinvestida em projetos na Rússia, incluindo a própria Rosneft, disse Sechin.

A BP está buscando sair de seu investimento conturbado, mas lucrativo, na TNK-BP, terceira maior empresa de petróleo da Rússia, que formou com um consórcio de magnatas russos há quase uma década para aproveitar as vastas reservas de energia do país.

(Reportagem de Melissa Akin, Denis Pinchuk e Katya Golubkova)

Hospedagem: UOL Host