UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/01/2009 - 09h00

IPCA e emprego nos EUA são destaques da semana

SÃO PAULO - Passados os feriados de final de ano, os investidores retomam os negócios com carregada agenda de indicadores tanto em âmbito doméstico quanto externo. O destaque nesta semana nos Estados Unidos fica por conta do relatório sobre o mercado de trabalho em dezembro, que deve confirmar nova perda de empregos. Por aqui atenção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e o resultado final de 2008. A inflação oficial deve superar 6%, acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do teto de 6,5%. Os dois indicadores saem na sexta-feira. Hoje, os investidores acompanham o boletim Focus do Banco Central, que traz a evolução nas expectativas de inflação. Também é aguardado o resultado da balança comercial na primeira semana de janeiro. Ainda no front doméstico, é apresentada a variação semanal do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Nos EUA, atenção para os gastos com construção durante o mês de novembro. A estimativa aponta para nova queda de 1,2%. E as montadoras trazem os dados sobre as vendas em dezembro.

Atenção também para o comportamento das bolsas depois uma sexta-feira de euforia com ganho de mais de 7% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e quase 3% no Dow Jones.

No Brasil, a agenda da semana ainda reserva a pesquisa industrial referente ao mês de novembro, que já deve captar a desaceleração em alguns setores importantes como o automobilístico. Os investidores também recebem o IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro e o IPC da primeira semana de janeiro. Já nos Estados Unidos estão agendados o índice de atividade no segmento de serviços, os pedidos à indústria e os estoques no atacado. (Eduardo Campos | Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host