UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/09/2009 - 13h17

Volks montará caminhões da MAN no Rio

SÃO PAULO - A MAN, montadora alemã, que comprou a Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil no fim do ano passado, prepara-se para começar a produzir veículos da marca no Brasil. Segundo o presidente da operação na América Latina, Roberto Cortes, trata-se de um projeto para breve. Os primeiros caminhões da marca MAN fabricados no Brasil serão da chamada categoria extra pesados.

Os veículos MAN serão produzidos em Resende (RJ), na mesma fábrica das atuais linhas de modelos da marca Volkswagen. No próximo dia 17, a empresa mudará a razão social de Volkswagen Caminhões e ônibus para MAN Latin America Indústria e Comércio de Veículos Ltda.

Segundo Cortes, a chegada da marca não significa o fim da atividade da linha de caminhões e ônibus Volkswagen. " A nova empresa representa agora duas marcas, a MAN e a Volkswagen " , explica. Segundo ele, os modelos MAN também não disputarão o espaço ocupado pelos veículos Volks. O caminhão mais pesado da Volks tem 370 cavalos. Os extra pesados da MAN estão enquadrados na faixa entre 480 e 680 cavalos. Cortes explica, ainda, que a montadora está em fase de negociação com os fornecedores que já atendem a fábrica de Resende para nacionalizar os futuros veículos MAN. Isso inclui a área de motores. Hoje os caminhões Volkswagen são equipados com motores da Cummins ou da MWM. " Estamos conversando com esses dois fornecedores também " , diz Cortes. A nacionalização é condição para que o comprador dos novos caminhões consiga financiamento do Finame, do BNDES.

(Marli Olmos | Valor Econômico)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host