UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/09/2009 - 15h49

Cetip retoma processo de oferta de ações

SÃO PAULO - Depois de anunciar intenção de vender ações em 2007 e fazer um ensaio em 2008, parece que agora a Cetip vai mesmo ser listada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A empresa, que domina o mercado de liquidação e custódia na negociação de títulos de renda fixa privados e derivativos no mercado de balcão brasileiro, apresentou hoje o prospecto preliminar de uma oferta secundaria.

O grupo de acionistas vendedores ainda não foi descriminado, assim como o montante de ações que será ofertado. A distribuição é coordenada pelo Itaú BBA, UBS Pactual, BBI, Santander e Credit Suisse. O maior acionista da Cetip é o fundo Advent, com 32,043% do capital, que comprou essa fatia este ano de instituições financeiras associadas. Também com participação relevante aparecem o Itaú Unibanco, com 9,861%, e o Bradesco, que tem 6,765%.

De acordo com o prospecto preliminar, os pequenos investidores poderão participar da distribuição. O valor mínimo de investimento será de R$ 5 mil. Vale notar que, antes de se tornar uma empresa tradicional, a Cetip teve que passar por um processo de desmutualização parecido com o que ocorreu com a BM & F e a Bovespa, antes da abertura de capital.

(Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host