UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/09/2009 - 11h56

Juros futuros operam estáveis antes da decisão do Copom

SÃO PAULO - Depois de dois dias de acentuada devolução de prêmios de risco, os contratos de juros futuros não apresentam grande movimentação na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). Ao que parece, os agentes já estão posicionados e apenas aguardam o desfecho da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que ainda hoje apresenta sua decisão sobre a taxa Selic.

Há pouco, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2011 operava estável, a 9,68%. Janeiro de 2012 também não tinha alteração, a 11,05%. E janeiro de 2013 subia 0,02 ponto, a 11,77%.

Na parte curta da curva, o DI com vencimento em janeiro de 2010 apontava 8,60%, sem alteração. Julho de 2010 devolvia 0,02 ponto, projetando 8,92%. E outubro de 2009 avançava 0,01 ponto, a 8,59%. O gestor da Brascan Gestão de Ativos (BGA), Luiz Fernando Romano, diz que não são esperadas surpresas com a reunião do Copom e que a taxa básica deve permanecer em 8,75% ao ano.

Ainda de acordo com Romano, como a expectativa é de que tal decisão seja reiterada outras vezes, a curva futura não deve desviar muito do atual patamar de preço. " É um mercado muito ruim e que tem tudo para ficar parado por um bom tempo. " Romano explica, ainda, que, com os vencimentos longos já embutem alta de juros no ano que vem, teriam que acontecer alterações relevante nos dados para justificar uma mudança de posição pelos agentes. " O crescimento teria que ser muito mais forte ou muito mais fraco para mudar a curva. Mas, por ora, a ideia continua sendo a de recuperação gradual. " Na agenda do dia, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) fechou agosto com alta de 0,48%, mesma taxa da terceira prévia, mas superior ao 0,33% de julho.

Na gestão da dívida pública, o Tesouro Nacional realiza leilão de troca de Letras Financeiras do Tesouro (LFT).

(Eduardo Campos | Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host