UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/09/2009 - 19h10

BM & FBovespa quer atrair grandes empresas da América Latina

RIO - A BM & FBovespa espera atrair as dez maiores empresas de diversos países latino-americanos para o mercado brasileiro. A listagem dessas companhias no Brasil pode significar, segundo Edemir Pinto, diretor-presidente da bolsa brasileira, uma mudança no eixo de formação de preço para esses papéis. "O projeto de expansão para América Latina pode atrair empresas para listagem no Brasil, de forma que não tenhamos mais o mercado americano como referência para formação de preço das companhias da região", disse Edemir.

Já houve visitas de representantes da BM & FBovespa aos bancos centrais e órgãos reguladores do Chile, Peru e Colômbia. E deverá haver, ainda este ano, conversas com México e Argentina.

"Queremos ajudar as bolsas locais a desenvolver o mercado local, oferecendo serviços e tecnologias e atraindo empresas para listagem aqui no Brasil", disse Edemir.

Segundo o executivo, o aumento das regras de governança corporativa e a criação Novo Mercado contribuíram para que não ocorresse no Brasil o que aconteceu em outros países da America Latina, onde as grandes empresas migraram e passaram a ser listadas nos Estados Unidos.

"Paramos esse processo aqui em 2004, quando se decidiu pelas regras do Novo Mercado, quando paramos de exportar o nosso mercado. Aí o Brasil passou a ter um grande mercado de capitais", ressaltou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host