UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/09/2009 - 11h17

PIB da Coreia do Sul cresce 2,6% no 2º trimestre, acima do previsto

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul teve expansão de 2,6% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano. O país não verificava uma expansão dessa magnitude desde o quarto trimestre de 2003.

Os dados são revisados. Inicialmente, o Banco da Coreia havia projetado um avanço de 2,3% para a economia no período de abril a junho. No primeiro trimestre do ano, o PIB do país cresceu 0,1%.


"Maior consumo privado e mais investimentos em instalações e projetos de construção levaram ao bom resultado", afirmou o Banco da Coreia, em nota.

No período analisado, o consumo privado subiu 3,6% na comparação trimestral. Os investimentos na ampliação de instalações e projetos de construção cresceram 10,1% e 1,7%, respectivamente.

Os resultados foram fruto também dos planos de estímulo econômico do governo, com compromisso de mais de 67 trilhões de won (US$ 54 bilhões) para melhorar a saúde do sistema financeiro do país.

Segundo as informações divulgadas hoje pela autoridade monetária, a economia coreana registrou contração de 2,2% ante os três meses até junho do ano passado.

Para 2009 como um todo, a expectativa é de que o PIB da Coreia do Sul tenha contração de 1,6%.

(Vanessa Dezem | Valor Online, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host