UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/09/2009 - 16h37

EUA podem estender garantia a dívidas de bancos por seis meses

SÃO PAULO - O governo dos Estados Unidos podem oferecer uma prorrogação limitada e emergencial de um programa temporário de socorro que garante centenas de bilhões de dólares em dívidas de bancos e empresas americanos.

O conselho da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), entidade que garante os depósitos bancários nos EUA, decidiu hoje abrir uma audiência pública para escolher entre duas alternativas: simplesmente acabar com o programa no dia 31 de outubro, como planejado, ou oferecer uma prorrogação de seis meses limitada a casos emergenciais. Os agentes de mercado terão 15 dias para comentar as propostas.

O programa, lançado no auge da crise financeira em outubro do ano passado, tinha como objetivo destravar o mercado de crédito interbancário. Dentro dele, a FDIC concedeu garantia temporária para as dívidas emitidas pelos bancos, em caso de inadimplência dessas instituições.

Os títulos de dívida emitidos dentro do programa tem garantia válida até junho de 2012 em alguns casos, e até dezembro de 2012 em outros. Ao final da semana passada, o estoque de papéis emitidos sob este programa somava US$ 304 bilhões.

(Associated Press)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host