UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/09/2009 - 19h18

Fluxo de passageiros de aéreas nacionais sobe 8,29% no ano até agosto

RIO - O número de passageiros transportados pelas empresas aéreas brasileiras no mercado doméstico subiu 8,29% nos oito primeiros meses do ano, para um aumento de 12,12% na oferta. Os dados, divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram que a crise internacional não foi suficiente para interromper a trajetória de crescimento do mercado nacional, mas levou o avanço para taxas inferiores às que vinham sendo registradas.

Entre janeiro e agosto do ano passado, a oferta de assentos subiu 14,20%, para um aumento do número de passageiros transportados de 10,90%.

Já os resultados para o mercado internacional mostram uma queda de 6% na quantidade de passageiros transportados, entre janeiro e agosto, pelas companhias brasileiras que voam para o exterior. A oferta de assentos caiu 1,43% no mesmo período.

Nos oito primeiros meses do ano passado, o número de passageiros que voaram para fora do Brasil utilizando as empresas nacionais havia subido 36,9%, para um crescimento de 24,2% na oferta de assentos.

Considerando apenas os resultados de agosto, o número de passageiros transportados no mercado doméstico subiu 21,55% frente a agosto do ano passado, enquanto a quantidade de assentos avançou 20,15%. No mercado internacional, as empresas brasileiras transportaram 3,43% a menos de passageiros em agosto, na comparação com igual mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos subiu 6,10%.

(Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host