UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2009 - 09h43

Indicadores da Europa e EUA devem nortear Bovespa neste pregão

SÃO PAULO - Os investidores devem iniciar os negócios desta terça-feira atentos aos indicadores divulgados na Europa e nos Estados Unidos.

No "velho continente", a agência de estatísticas Eurostat revelou que a produção industrial ficou estável tanto na zona do euro como na União Europeia entre junho e julho. Em junho, houve queda de 0,2% na atividade fabril na região da moeda comum, mas elevação de 0,1% no bloco europeu. Além disso, o indicador de sentimento econômico para a Alemanha do instituto ZEW veio bem pior que o esperado, ao marcar -4,3 em setembro, após os 14 um mês antes. A leitura está abaixo da média histórica do indicador de 27,2. Já nos estados Unidos, o Departamento do Comércio mostrou que as vendas no varejo subiram 0,4% em agosto, na comparação com um mês antes, e tiveram elevação de 3,6% em relação ao oitavo mês de 2009. Também está prevista a divulgação de um indicador referente ao comportamento dos estoques nas empresas americanas em julho.

Nesta manhã, as bolsas europeias e os índices futuros americanos operavam sem direção definida. No Brasil, o Ibovespa futuro também subia apenas 0,01%, aos 68.570 pontos.

Ontem, o Ibovespa marcou a terceira alta seguida, ao avançar 1,83%, aos 68.030 pontos. O giro financeiro atingiu R$ 6,3 bilhões.

No setor corporativo, os investidores interessados na oferta prioritária da Petrobras têm até hoje para comprar o papel, já que a segunda conferência de posição será feita na próxima sexta-feira. Como a liquidação é de "D+3", o papel precisava ser adquirido até esta terça-feira para estar sob custódia no dia 17. De toda forma, vale lembrar que os investidores já precisavam ter ações da Petrobras sob custódia na primeira data de corte, correspondente ao dia 10 de setembro, para atuar na oferta prioritária. O preço por ação emitida no processo de capitalização da Petrobras deve ser fixado em 23 de setembro, quando será encerrado o processo de coleta de intenções de investimento (bookbuilding). A previsão é de que o início das negociações na Bovespa ocorra em 27 de setembro. Além disso, a JBS anunciou na noite de ontem que vendeu ao grupo americano Jack Link's Beef Jerky uma unidade de produção de beef jerky - aperitivo de carne bovina defumada - instalada em Minnesota, nos Estados Unidos.

Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados e a expectativa é de que a transação seja concluída até o fim deste mês, a depender das "aprovações rotineiras de mercado", informou o frigorífico brasileiro.

Paralelamente, as duas empresas anunciaram uma parceria envolvendo a operação de duas fábricas de beef jerky da JBS no interior de São Paulo: uma em Santo Antonio de Posse e a outra em Lins. Cada parte terá 50% na joint venture, que, nas expectativas das companhias, deve iniciar as operações até o fim do ano.

(Beatriz Cutait | Valor)
Hospedagem: UOL Host