UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/09/2009 - 18h25

Medidas para cartões de crédito devem reduzir taxas, diz Meirelles

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, anunciou hoje que medidas para a área de cartões de crédito devem ser divulgadas até o fim de outubro. Segundo ele, o mapeamento do setor será concluído ao fim deste mês, em conjunto com os órgãos reguladores do sistema de concorrência, do Ministério da Justiça.

Meirelles explicou que o estudo técnico deve resultar em algumas conclusões, que "vão gerar recomendações para autoregulação do sistema". Outras propostas deverão ser encaminhadas ao Congresso, continuou o a autoridade monetária.

Questionado por parlamentares da Comissão Mista de Orçamento sobre as elevadas taxas de juros cobradas pela indústria de cartão de crédito, Meirelles disse que algumas das sugestões do estudo que está sendo feito pelo setor devem "fazer com que as taxas cobradas pelos cartões se aproximem das taxas médias" dos demais empréstimos bancários.

Ao reiterar que os números positivos da economia indicam que o Brasil sofreu menos com a crise, o presidente do Banco Central disse hoje, no Congresso, que a geração de mais de 242 mil empregos formais em agosto é mais um indicador de melhora. "É um dado da maior importância", comentou ele. (Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host