UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/09/2009 - 18h02

Inadimplência com cheques tomba 11% em agosto, diz Serasa

SÃO PAULO - A recente recuperação do nível de emprego no país permitiu uma queda de 11% na inadimplência medida por cheques devolvidos na passagem de julho para agosto. Segundo a Serasa Experian, responsável pelo levantamento, para cada mil cheques compensados em agosto 19,6 foram devolvidos.

Em julho essa proporção havia sido de 22,1. Ainda assim, quando comparado a agosto do ano passado, o indicador aponta aumento de 8,9%. Há um ano, a proporção havia sido de 18 cheques para cada mil compensados. Também continua elevada a inadimplência com cheques no período acumulado de janeiro a agosto, com 22,5 cheques devolvidos por falta de fundos para cada mil, índice 14,2% maior do que a média apurada no mesmo intervalo de 2008, de 19,7 para cada mil.

Na avaliação da Serasa, essa diferença se dá pelo aumento do uso do crédito por meio de cheques sem fundo no início do ano, devido à restrição de outras modalidades de financiamento gerada pela crise. A desaceleração também explica o comparativo de agosto, quando as condições econômicas e de crédito estavam muito melhores.

A empresa destaca que desde março a inadimplência com cheques tem diminuído e deve seguir em trajetória declinante até o fim do ano, ainda que fique acima do resultado de 2008. A região Norte liderou o percentual de cheques devolvidos no mês, com índice de devolução de 5,09% do total, seguida de Nordeste (3,78%), Centro-Oeste (3,02%), Sul (2,15%) e Sudeste (1,86%).

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host