UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/09/2009 - 13h21

Modelo de operação do pré-sal pode afastar investidores, afirma IBP

RIO - O Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) considera que a decisão de manter a Petrobras como operadora única dos campos do pré-sal e o poder dado à Petro-Sal nos projetos de lei enviados ao Congresso poderão reduzir o interesse de investidores no setor de óleo e gás do país.

Para o presidente do IBP, João Carlos de Luca, colocar a Petrobras como operadora única pode não ser desejável para a própria estatal, que pode ser obrigada a investir em áreas pouco interessantes. Ao mesmo tempo, deixaria as demais companhias com papel secundário no setor. " O que nos preocupa, e achamos que não reforça o interesse das empresas, é a questão do operador único, que remeteria a um papel absolutamente secundário todas as outras empresas. E nós vemos que há oportunidade para todas poderem atuar e trazer tecnologia para o país " , disse De Luca, que participou de seminário sobre os riscos e oportunidades do pré-sal, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Pelos projetos de lei enviados pelo governo ao Congresso, a Petrobras será a única operadora dos campos do pré-sal, no novo marco regulatório, com pelo menos 30% de participação.

Entre as 13 emendas apresentadas pelo IBP aos projetos de lei também consta a redução do poder que seria concedido à Petro-Sal, estatal que será responsável pela gestão das reservas no novo marco regulatório.

De Luca ressaltou que há um desequilíbrio entre o papel da Petro-sal e os direitos que a empresa possuirá, como ter pelo menos 50% dos integrantes do comitê operacional, a presidência desse comitê, voto de qualidade e direito de veto. " Sabemos que a preocupação do governo é auditar custos, verificar os programas de investimento e exercer seu poder, mas sem que seja um poder excessivo, que é um ponto que pode dificultar a atração de investimentos " , frisou o executivo. (Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host