UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/09/2009 - 12h51

Confiança na Alemanha sobe para o maior nível desde o início da crise

SÃO PAULO - A confiança do empresário alemão voltou a avançar em setembro, com o otimismo dos agentes frente à recuperação econômica do país.

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Ifo mostrou que o indicador de clima de negócios da Alemanha cresceu de 90,5 pontos para 91,3 pontos na passagem do mês, o maior patamar desde setembro do ano passado. No entanto, o resultado veio abaixo das estimativas dos analistas, que apontavam para um indicador de 92 pontos, diante do último resultado positivo de Produto Interno Bruto (PIB) alemão. No período, as expectativas dos empresários também melhoraram, saindo de 95,0 pontos para 95,7 pontos no período, o melhor resultado do ano.

Com relação à situação corrente dos negócios, os agentes mostraram mais otimismo, já que o indicador passou de 86,2 pontos para 87,0 pontos, mas o nível ainda é baixo.

"Um grande número de empresas ainda classifica a situação atual dos negócios como pobre. Sobre as projeções dos negócios para daqui a seis meses há um equilíbrio entre pessimistas e otimistas. Tendo em vista a catástrofe dos últimos doze meses, são boas notícias", afirmou o instituto em nota. O índice de clima de negócios do Ifo é baseado em 7 mil respostas de empresas no setor manufatureiro, de construção, do atacado e do varejo.

(Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host