UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/09/2009 - 11h11

Abbott compra divisão de farmacêuticos da belga Solvay

SÃO PAULO - A americana Abbott vai comprar a unidade de farmacêuticos da belga Solvay por 4,5 bilhões de euros (US$ 6,6 bilhões) em dinheiro. Esse valor pode aumentar em 300 milhões de euros se algumas metas de vendas forem batidas entre 2011 e 2013.

Com a operação, a Abbott pretende diversificar seu portfólio de medicamentos e fortalecer sua presença em mercados emergentes. A divisão adquirida deve acrescentar US$ 3 bilhões ao faturamento anual da empresa, a maior parte gerada fora dos Estados Unidos. "A Solvay tem presença significativa em mercados emergentes de alto crescimento, incluindo Europa Oriental e Ásia. Os emergentes estão subindo em importância devido à demografia, maiores salários e à expansão dos tratamentos de doenças crônicas", diz nota da Abbott.

A farmacêutica americana espera complementar sua oferta de produtos com o expertise da Solvay nas áreas de doenças cardiovasculares, neurociência e gastroenterologia. A aquisição também abrirá as portas para a Abbott entrar no mercado de vacinas. (Paula Cleto | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host