UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/09/2009 - 18h27

Produção industrial deve cair 7,8% em agosto, estima Ipea

SÃO PAULO - Apesar da recuperação da indústria automobilística, a produção industrial brasileira em agosto ainda vai apontar queda de 7,8% em relação a agosto de 2008, conforme previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar de negativa, a variação representa uma desaceleração perante a baixa verificada em julho, de 9,9%.

O indicador oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será divulgado na próxima sexta-feira, dia 2. O Ipea acredita que a produção industrial de agosto, confrontada com a de julho, deverá crescer 1,1%, resultando em baixa acumulada de 12,2% no ano e queda de 8,9% no período de 12 meses encerrados em agosto.

O Ipea lembra que o único indicador antecedente de atividade industrial a apontar resultado positivo no período anual foi a produção de papelão ondulado, que cresceu 0,4% ante agosto do ano passado e 1,6% na comparação com julho deste ano.

Já no confronto com julho deste ano, todos mostraram avanço, o que se explica pela retomada da economia. O único indicador que continuou caindo foi o de energia. Dentre os destaques, a produção de veículos aumentou 5,4% ante julho, com ajuste sazonal, e sustentou queda de 5,6% no confronto com agosto de 2008. No caso da carga de energia, entretanto, houve baixa tanto na comparação com agosto de 2008 (-3,9%) como no confronto com julho deste ano (-0,5%). O indicador de fluxo de veículos pesados indicou alta de 0,4% na comparação com julho e queda de 3,9% perante agosto de 2008.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host