UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/09/2009 - 12h37

BC poderá alterar data de liquidação de ofertas na Bovespa

BRASÍLIA E SÃO PAULO - A oferta de ações do Banco Santander levou o Banco Central a alterar os prazos de liquidação financeira de operações feitas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A liquidação no mercado local será casada com a liquidação da operação na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês).

A mudança surgiu de parecer da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acatado pelo BC por meio da Circular 3.496, aprovada ontem em reunião extraordinária.

A CVM argumenta que ofertas de ações feitas simultaneamente no Brasil e no exterior poderiam gerar problemas de arbitragem, uma vez há diferenças nos prazos atuais de liquidação. A Circular divulgada hoje permite que o BC altere os prazos de liquidação das ofertas sempre que houver simultaneidade das operações.

O texto da Circular é genérico, mas, segundo o BC, foi editado em função da operação do Santander.

Lançando mão da nova regulação, o BC já autorizou a Bovespa a liquidar a oferta de ações do Santander em D+4 (quatro dias após) a contar da publicação do Anúncio de Início. Normalmente, as operações são liquidadas em D+3 (três dias após).

No caso da oferta do Santander, o cronograma estimado prevê a publicação no Anúncio de Início em 7 de outubro.

(Azelma Rodrigues e Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host