UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/09/2009 - 11h19

Confiança do consumidor nos EUA tem pequena piora em setembro

SÃO PAULO - Depois de melhorar em agosto, a confiança do consumidor americano voltou a diminuir em setembro. O indicador que mede esse sentimento caiu para 53,1 pontos, em comparação aos 54,1 de agosto (dado revisado). As informações são do instituto Conference Board.

Os americanos ficaram mais pessimistas quanto ao momento atual, mas também ficaram mais cautelosos com respeito ao futuro. O indicador referente à situação presente foi de 25,4 para 22,7 pontos entre agosto e setembro, e o índice de expectativas baixou de 73,8 para 73,3.

"Os consumidores consideraram tanto as condições das empresas, quanto as do mercado de trabalho, menos favoráveis do que pareciam em agosto " , comentou em nota Lynn Franco, diretora do centro de pesquisa do consumidor do instituto. " Embora não estejam tão pessimistas quanto no começo do ano, os consumidores se mantêm apreensivos quanto ao panorama de curto prazo e quanto à sua renda. Com a época de feriados chegando (quando o varejo americano faz promoções e tem grande movimento), não são notícias muito encorajadoras. " O indicador do Conference Board é calculado com base em pesquisa de uma amostra de 5 mil consumidores. A referência é o ano-base de 1985, cujo índice representa 100 pontos.

(Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host