UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/09/2009 - 09h10

Reino Unido revisa PIB e retração é de 0,6% no 2º trimestre

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 0,6% no segundo trimestre de 2009, de acordo com revisão feita pelo órgão oficial de estatísticas ONS. A estimativa anterior era de retração de 0,7% na comparação com os três primeiros meses do ano. Segundo o ONS, a ligeira melhora nos cálculos se deveu a uma reavaliação dos resultados do setor de construção. Em relação ao mesmo intervalo de 2008, porém, a economia britânica se contraiu em 5,5%, maior queda desde o início da série histórica, em 1955. Esse dado não se alterou perante a estimativa preliminar.

Na comparação com os três meses anteriores, os números mostraram recuperação da atividade industrial, que tinha caído 5,1% no primeiro trimestre e recuou apenas 0,5% no segundo. Construção se retraiu em 0,8% (na estimativa preliminar, a taxa era negativa em 2,2%) e a atividade do ramo de serviços encolheu 0,6%. O consumo das famílias baixou 0,6%, assim como o do governo. A formação bruta de capital fixo, indicativo dos investimentos produtivos, diminuiu 5,2%.

No confronto anual, em que o PIB total tem queda de 5,5%, o consumo das famílias foi 3,6% menor e os investimentos despencaram 17,2%. O consumo do governo, por outro lado, cresceu 2,2%.

(Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host