UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/09/2009 - 12h20

BC aumenta previsão para dívida pública líquida em 2009

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) elevou para 43,3% do Produto Interno Bruto (PIB) a projeção da dívida líquida do setor público em 2009. O peso da queda do dólar ante o real é um dos fatores principais para a revisão. Na previsão anterior, essa relação ficaria em 42% do PIB.

Em agosto, a dívida registrou 44% do PIB ou R$ 1,289 trilhão, ante 44,1% em julho. Para setembro, o BC estima que a dívida deve subir para 44,5% do PIB, considerando a apreciação cambial (a queda no preço do dólar) verificada no mês até hoje, de 4,54%.

No mês passado, ao contrário, o preço do dólar teve ligeira alta em relação ao real, de forma que houve desvalorização cambial de 0,74%. Ao anunciar as novas expectativas, o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, lembrou que a alta do dólar perante o real ajuda a reduzir a dívida, enquanto a queda eleva o endividamento. Isso porque o governo tem fortes ativos dolarizados, como as reservas internacionais de mais de US$ 200 bilhões, por exemplo, que sobem quando o preço do dólar se eleva, e caem (na correspondência em reais) quando o preço do dólar recua.

(Azelma Rodrigues | Valor )

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host