UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/09/2009 - 20h07

Bovespa lidera ranking de investimentos com alta de 8,9% no mês

SÃO PAULO - O investimento na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) foi, disparado, a melhor opção entre aquelas acompanhados pelo Valor Online no mês de setembro. Com a melhora da percepção quanto à recuperação da economia mundial e aporte líquido de mais de R$ 3 bilhões em recursos externos, o Ibovespa encerrou o mês com valorização de 8,9%. Com isso, o ganho acumulado no ano subiu a 63,83%.

Com uma brutal diferença, o ouro foi a segunda melhor opção. Mas o retorno foi de apenas 0,97%. Já no acumulado de 2009, o metal precioso apresenta desvalorização de 10,16%.

A renda fixa ficou com a terceira colocação em rentabilidade. O CDI apresentou variação positiva de 0,69%, e o CDB também subiu 0,69%. A tradicional caderneta de poupança encerra a lista de ganhadores, tendo avançado 0,50% no mês. De janeiro a setembro, o CDB acumulou alta de 7,77%, seguido por uma valorização de 7,63% do CDI, enquanto a poupança rendeu 5,28%.

Perdeu dinheiro quem apostou na moeda americana, que deu continuidade ao processo global de desvalorização capitaneado pela contínua emissão de moeda pelo governo americano. Pelo lado doméstico, as justificativas para a apreciação do real ante o dólar são o fluxo efetivo e a expectativa de mais dinheiro vindo buscar de rentabilidade no país.

Com isso, o dólar comercial fechou setembro valendo 6,24%, a R$ 1,772 na venda. No ano, a moeda perde 24,08%, o que faz dela a pior opção entre os ativos acompanhados. Ainda no câmbio, o euro não foi bom negócio, apresentado desvalorização de 3,7% no mês, o que eleva a perda no ano para 19,67%.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host