UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/10/2009 - 20h18

Venda a crédito sobe 3,9% em São Paulo no mês de setembro, dia ACSP

SÃO PAULO - As vendas no comércio paulista mantiveram-se aquecidas em setembro. A atividade varejista medida pelo volume de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indicou alta de 3,9% ante o mês de agosto. Na mesma comparação com setembro de 2008, a baixa foi de 11,3%. A média diária de consultas ficou 7,8% menor nesta comparação, mas a entidade lembra que setembro deste ano teve um dia útil a menos do que o mesmo mês de 2008, por causa do feriado da Independência.

No caso das vendas à vista, monitoradas pelo SCPC Cheques, houve estabilidade no cômputo geral ante setembro do ano passado, mas com média diária de consultas 4% maiores. No confronto com o mês de agosto, houve baixa de 11,8%.

Os dados de inadimplência mostram ainda que os registros recebidos diminuíram 4,4% em relação a agosto e 2,6% no confronto com setembro do ano passado. Em contrapartida, o cancelamento de registros de inadimplentes recuou 5,2% ante agosto e teve 1,1% de queda na comparação com setembro de 2008.

Os pedidos de recuperação judicial ainda sofreram elevação em relação a agosto de 2009 e setembro de 2008, refletindo ainda problemas de financiamento na área das pequenas e médias empresas. Para a Associação, os dados permitem estimar que as vendas devem continuar fortes até o final do ano, período tradicionalmente forte para o comércio, por conta do Natal.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host