UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/10/2009 - 13h51

Rio será sede das Olimpíadas de 2016

SÃO PAULO - A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida há pouco como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Até a manhã de hoje ainda estavam na disputa Tóquio, capital do Japão, e Chicago, nos Estados Unidos. Pelo sistema de votação, os representantes do COI votaram primeiro na preferida entre as quatro cidades. Com menos votos na primeira rodada, Chicago foi eliminada. Logo em seguida foi feita outra consulta com apenas as três candidatas restantes. Nesta segunda etapa foi a vez de Tóquio ficar de fora, por ter menos apoio dos membros do COI.

A grande final ocorreu, então, entre Rio e Madri. A votação foi feita por volta das 12h30, mas o COI só divulgou o resultado agora.

Conforme relato dos participantes, as apresentações feitas pelos organizadores das candidaturas neste último dia de competição contribuíram para que este fosse o andamento da votação. Chicago era tida como uma das favoritas e, mesmo com a presença do presidente Barack Obama no evento de hoje em Copenhague, foi a primeira a ser eliminada. A falta de apoio popular para a candidatura de Tóquio também pesou contra a cidade.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host