UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/10/2009 - 16h56

Roubini vê luz no fim do túnel, mas também risco de dupla recessão

SÃO PAULO - O economista Nouriel Roubini disse hoje que as políticas fiscais dos governos, em conjunto com a atuação dos bancos centrais, conseguiram retirar a economia de uma recessão global e que já há "uma luz no fim do túnel".

Segundo ele, nos Estados Unidos há sinais no momento de que a recessão está perto de acabar. O economista, que se adiantou na previsão da crise internacional que veio a tona há um ano, fez as declarações em Istambul. Embora veja no momento uma recuperação em formato de "U", ele ainda reforça os riscos para de um duplo mergulho na recessão, o que resultaria em uma saída em "W" da crise. O fator crucial atualmente é saber o momento em que é possível retirar os estímulos econômicos, pois uma falha nesse sentido poderia levar ao cenário "W".

Ele diz ainda que a recuperação atual é muito fraca e que o crescimento ficará abaixo do potencial, com condições ainda ruins para o mercado de trabalho. O recente rali no mercado acionário é classificado por ele como excesso de otimismo. Além disso, o sistema financeiro americano ainda é, segundo Roubini, um problema profundo.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host