UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/10/2009 - 10h45

Bolsas da Europa avançam; Londres chega perto dos 5 mil pontos

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa revertem as perdas das últimas sessões e operam em alta nesta segunda-feira. Dados sobre a indústria de serviços ditam o tom dos negócios. Logo pela manhã, o índice de atividade do setor de serviços da zona do euro, calculado pelo instituto Markit, revelou expansão em setembro, pela primeira vez desde maio do ano passado. O índice saiu de 49,9 pontos em agosto para 50,9 pontos em setembro, o maior patamar desde abril de 2008.

O clima positivo impulsionou as ações do setor financeiro, depois que a seguradora britânica Aviva anunciou planos de uma oferta pública de ações de sua subsidiária holandesa, a Delta Lloyd, em Amsterdã, no próximo mês. Também influenciava as negociações a notícia de que a companhia norueguesa de telecomunicações Telenor e a Altimo concordaram em combinar suas participações na OJSC VimpelCom e Kyivstar em uma nova operadora de serviços de telefonia móvel.

Em Londres, o índice FTSE-100, há pouco, operava próximo à barreira psicológica dos 5 mil pontos, com 4.989.52 pontos e valorização de 0,02%. Em Paris, o CAC-40 avançava 0,05%, aos 3.652,29 pontos. O DAX, de Frankfurt, ganhava 0,09%, aos 5.472,85 pontos. (Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host