UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/10/2009 - 19h57

AT & T libera 3G para ligações via VoIP pelo iPhone

SÃO PAULO - A empresa de telefonia AT & T informou hoje que vai liberar o uso do 3G (conexão rápida) para ligações de voz via internet (o chamado VoIP) pelo iPhone, da Apple. Há algumas semanas as duas empresas vinham discutindo o assunto. Com a decisão, os usuários ficarão livres para usar aplicativos de telefonia pela internet de baixo custo, como o Skype.

A decisão representa uma mudança na política da AT & T, que até então bloqueava o uso desses aplicativos na rede 3G. O usuário do iPhone só podia fazer ligações via VoIP se conectasse o aparelho à internet por meio de uma rede Wi-Fi.

A AT & T afirmou que está tomando as medidas necessárias para que seja validado o protocolo de voz via internet para rodar os aplicativos do iPhone pela conexão de terceira geração. Isso deverá permitir que usuários de iPhone possam usar o Skype e outros programas de comunicação de voz pela internet por meio da banda 3G, a um baixo custo. De acordo com o diretor da a área de mobilidade e consumidores da AT & T, Ralph de la Vega, a companhia tomou a decisão após avaliar as expectativas de seus consumidores.

A Apple, por sua vez, comunicou por meio de sua porta-voz Natalie Kerris que a empresa está satisfeita com a decisão da AT & T e deve implementar rapidamente as mudanças necessárias para tornar o aplicativo disponível para ser baixado pelo iPhone. (Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host