UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/10/2009 - 14h25

Bolsas europeias se ajustam e fecham em queda

SÃO PAULO - As bolsas europeias fecharam o pregão desta quarta-feira em baixa, após dois dias consecutivos de valorização. A correção de papéis do setor bancário e de petroleiras contribuiu para o desempenho negativo dos índices da região. O movimento também foi justificado pela realização de ganhos de curto prazo, não só na Europa como nos Estados Unidos, tendo em vista o começo da temporada de balanços do terceiro trimestre.

O FTSE-100, de Londres, encerrou o pregão com queda de 0,57%, aos 5.108 pontos. Em Frankfurt, o DAX terminou aos 5.640 pontos, com desvalorização de 0,30%. O CAC 40, de Paris, registrou baixa de 0,37%, para 3.756 pontos.

Os analistas avaliam que os ganhos acumulados nos últimos dois dias acabaram resultando em um grande apelo para os investidores embolsarem lucros antes de fazerem novas apostas baseadas em resultados corporativos. A segunda estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) registrou baixa de 0,2% na zona do euro e indicou queda de 0,3% na União Europeia no segundo trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores. A projeção anterior apontava contração de 0,1% na região do euro e queda de 0,2% no bloco europeu.

Hoje à noite a Alcoa divulga seu resultado nos Estados Unidos e abre o período de divulgação do desempenho das empresas do período de julho a setembro. As ações de bancos, que tinham subido muitos nos últimos dias, passaram por correção. Os papéis do Societe Generale caíram 5,94% e os do BNP Paribas declinaram 1,96% na bolsa parisiense. Em Frankfurt, os papéis do Deutsche Bank registraram queda de 0,59%. As ações do espanhol Santander recuaram 0,98% em Madri. O ajuste de baixa dos preços do petróleo no mercado internacional acabaram pressionando também as ações de petroleiras como a BG, que teve baixa de 1,36%, e da BP, cujos papéis recuaram 1,74%. Em Paris, as ações da Total perderam 0,81%.

(Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host