UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/10/2009 - 14h31

Telefónica promete dividendo maior em 2010

SÃO PAULO - A espanhola Telefónica pretende distribuir um dividendo de 1,4 euro por ação para 2010, um aumento de 21,7% em relação ao calendário anterior, e tem a intenção de elevá-lo a 1,75 euro em 2012. A informação foi passada no dia da VII Conferência para Investidores da operadora. A companhia explicou que manterá a prática atual de dividir o pagamento do dividendo em duas vezes.

De olho no futuro, o presidente da empresa, César Alierta, declarou que o grupo dará prioridade à política de dividendos e de crescimento orgânico. "Seremos seletivos com relação às fusões, nos centrando nos mercados que estamos presentes e fomentando o crescimento orgânico", comentou. Antes, porém, admitiu que a empresa estará atenta "para aproveitar as oportunidades" que surgirem no mercado.

No meio desta semana, no Brasil, a Telesp, subsidiária da Telefónica, anunciou oferta para adquirir até 100% das ações da GVT ao preço unitário de R$ 48, em dinheiro. A GVT atua nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

Alierta observou, no entanto, que o movimento do câmbio e a situação econômica atual levaram a operadora espanhola a rever sua meta de lucro por ação de 2,304 euros para 2010, comunicados na apresentação dos resultados de 2008, para 2,10 euros.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host