UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/10/2009 - 07h39

Vencimento do Ibovespa futuro e ata do Fed são destaques da agenda

SÃO PAULO - Depois do feriado nacional, que deixou o mercado brasileiro fechado, os investidores iniciam esta jornada de olho na ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), divulgada ontem.

A instituição revelou que a discussão de um novo programa para estimular a economia por meio da compra de títulos públicos fez parte do último encontro, realizado no dia 21 de setembro. Naquela ocasião, o Fed havia mantido a taxa básica de juros do país no intervalo entre zero e 0,25% ao ano.

Embora a discussão de novas medidas expansionistas tenha pautado a reunião do último mês, os membros do Fed ainda precisam definir sua extensão e estrutura.

O mercado continua preocupado com o risco deflacionário enfrentado pelos Estados Unidos e pela fraca recuperação de seu mercado de trabalho. Ontem, após a publicação da ata, as bolsas fecharam o pregão em alta. A reação do mercado brasileiro será conhecida apenas hoje.

Também devem pesar sobre os negócios desta quarta-feira o índice de sentimento de negócios na China, a produção industrial da zona do euro e o índice de preços de importação dos Estados Unidos.

No Brasil, o dia reserva o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, ocorre hoje o vencimento do contrato do Ibovespa futuro.

Amanhã, o destaque da agenda brasileira fica com a primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de outubro e com o comportamento do comércio varejista em agosto, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos EUA, além dos novos pedidos semanais de seguro-desemprego, os investidores analisam o índice de preços ao produtor de setembro.

No encerramento da semana, a agenda é repleta de indicadores. O Japão mostra a produção industrial de agosto e a zona do euro divulga a inflação ao consumidor de setembro. No front americano, o presidente do Fed, Ben Bernanke, discursa, e serão publicados dados de inflação e confiança do consumidor, vendas no varejo e estoques de empresas.

(Beatriz Cutait | Valor)
Hospedagem: UOL Host