UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/10/2009 - 18h44

Confiança do consumidor bate recorde em outubro, mostra Fecomercio

SÃO PAULO - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fecomercio, atingiu em outubro deste ano o nível histórico de 154,3 pontos, um crescimento de 5,6% ante setembro último e de 11% em relação ao mesmo mês de 2008.

Responsável pelo índice, o economista da Fecomercio Thiago Freitas aponta a recuperação da atividade econômica no pós-crise em ritmo superior ao esperado como a principal explicação para o aumento na confiança dos consumidores - para quem, segundo ele, "o termo crise já faz parte do passado". A alta histórica no ICC foi possibilitada pelo desempenho importante dos dois indicadores que o compõem: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC). Enquanto o ICEA mostrou alta de 3,3% ante setembro, para 145,8 pontos, o IEC avançou 7% no mesmo intervalo de comparação, fechando outubro com 159,9 pontos. De acordo com a Fecomercio, as mulheres obtiveram os melhores níveis de confiança dentro do IEC em outubro, com alta de 8%, para 159,2 pontos. Se analisado apenas por faixa de renda, se destacaram os consumidores que ganham mais de 10 salários mínimos, com avanço de 4,7%, para 171,7 pontos.

"O recente crescimento nas vendas do comércio varejista amplia a tendência de expansão cada vez mais acentuada do consumo. Isso também acontece pela influência dos elevados níveis da massa salarial, puxada por um rendimento que permanece elevado em função de reajustes acima da inflação corrente", explicou a entidade, em nota.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host