UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/10/2009 - 19h30

Pesquisa industrial sinaliza forte recuperação em outubro

SÃO PAULO - A percepção dos empresários sobre o ambiente de negócios alcançou neste mês o melhor nível desde junho de 2006. Levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), feito por meio do indicador Sensor, apontou 59,3 pontos na primeira quinzena de outubro, o maior nível da série.

Para Paulo Francini, diretor do Departamento de pesquisas Econômicas (Depecon) da Fiesp, esse comportamento está associado a uma forte retomada da atividade econômica após um ano de crise e da percepção de que esse movimento de recuperação deve se sustentar.

Formado por cinco quesitos de atividade, o Sensor mostra que a avaliação do empresariado sobre o mercado apontou 65,9 pontos, a segunda melhor posição vista ao longo da série, superada apenas pelo levantamento da segunda quinzena de setembro, que foi de 66,7 pontos.

Na avaliação de vendas, o indicador registrou 63,2 pontos, também o melhor desempenho observado na série. "O Sensor está gritando que a situação vai melhorar", diz Francini, mencionando que o indicador tem se mostrado certeiro sobre as tendências ao longo do tempo.

Quando questionado sobre as condições de estoque, o empresariado também sinaliza uma situação equilibrada, de 51,3 pontos. Números muito acima ou abaixo de 50 pontos indicam desequilíbrio nessa variável. No quesito emprego, o índice fechou a quinzena em 56,5 pontos, o que sinaliza intenções de contratações. A Fiesp avalia acredita que o setor de bens de capital deve retomar as contratações a partir de agora, o que consolida a recuperação da economia.

Adicionalmente, as intenções de investimento também estão sendo mantidas e o indicador que mostra isso registrou 58,3 pontos, nível que já vinha sendo observado desde o mês passado.

(Bianca Ribeiro | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host