UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 12h23

Demóstenes anuncia para próxima semana parecer sobre Expedito

BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), anunciou que apresentará na próxima quarta-feira (11) parecer sobre consulta referente a recurso impetrado pela defesa do senador Expedito Júnior contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de cassar o mandato do parlamentar, por abuso de poder econômico e compra de votos na campanha de 2006. O exame da matéria na comissão ocorre devido ao envio, ontem, de consulta à CCJ sobre o recurso.

Lido em Plenário na quinta-feira da semana passada, o Ofício 1426 do STF determinou à Mesa do Senado Federal " que cumpra imediatamente a decisão da Justiça Eleitoral, dando posse ao impetrante Acir Marcos Gurgacz, na vaga do senador Expedito Gonçalves Ferreira Júnior (PSDB-RO), cujo registro foi cassado pela Justiça Eleitoral " .

Na tarde de ontem, no entanto, a Mesa decidiu enviar à CCJ consulta sobre recurso apresentado pela defesa de Expedito. De acordo com o presidente do Senado, José Sarney, contrário à decisão da Mesa, os membros do colegiado - à exceção da senadora Serys Slhessarenco (PT-MT), que se absteve - alegaram a necessidade de cumprimento de todo o rito processual. A defesa de Expedito argumentou que o regimento da Casa e a Constituição federal lhe asseguram o direito de defesa mesmo com a decisão do Supremo.

(Agência Senado)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host