UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 15h21

Índice de preços ao produtor da eurozona cai 0,4% em setembro

SÃO PAULO - O índice de preços ao produtor da zona do euro (PPI, na sigla em inglês) recuou 0,4% em setembro ante o mês anterior. Em agosto, o indicador da região tinha registrado avanço de 0,5%.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice apresentou queda de 7,7% nos 16 países de moeda comum.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela agência oficial de estatísticas Eurostat. Em relação a agosto, o indicador de preços na indústria, excluindo o setor de energia, ficou estável na região.

Os preços do setor de energia apresentaram recuo de 1,9% na passagem do mês, enquanto os dos bens de capital declinaram 0,1%. Os bens não duráveis e os duráveis também tiveram queda de 0,1%, já os bens intermediários subiram 0,2% no período.

O índice de preços ao produtor na União Europeia também registrou baixa no mês em dezembro, de 0,7%. Na comparação anual, houve retração de 7,3%.

Conforme a pesquisa do Eurostat, as maiores quedas no PPI foram registradas na Grécia e na Finlândia (ambas -0,8%) no período. Os maiores avanços no índice foram apurados na Bulgária (1,2%) e na Estônia (0,4%). (Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host