UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 16h50

Petrobras fecha financiamento de US$ 10 bilhões com banco chinês

RIO - A Petrobras e o China Development Bank assinaram ontem os contratos para o financiamento de US$ 10 bilhões para a empresa brasileira. O empréstimo, com prazo de dez anos, estava sendo negociado desde maio, quando o financiamento foi divulgado pela companhia.

Em decorrência da realização do primeiro saque do contrato com o banco chinês, entrará em vigor o acordo de longo prazo de exportação de petróleo entre a Petrobras e a Unipec Ásia, subsidiária da Sinopec, que prevê volumes de exportação de 150 mil barris de petróleo por dia para o primeiro ano e de 200 mil barris de petróleo por dia nos nove anos subsequentes.

"Embora o início do contrato de exportação estar condicionado ao início do financiamento, os contratos são independentes, não constituindo uma operação de securitização", frisou, em nota, a Petrobras.

A empresa informou que os recursos serão utilizados para financiar o Plano de Negócios 2009-2013 e deverão ingressar no caixa da estatal em várias etapas, de acordo com os avisos de saques a serem emitidos pela empresa Petrobras nos próximos meses.

"Este financiamento tornou-se simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento", disse, também em nota, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host