UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 15h21

Bolsas europeias fecham em alta após decisão de juros e dados dos EUA

SÃO PAULO - As bolsas europeias encerraram o pregão em alta, acompanhando o desempenho observado também em Nova York por conta de indicadores positivos. A manutenção das taxas de Juros na Inglaterra e na Europa sustentaram o otimismo.

O FTSE-100, de Londres, fechou com alta de 0,35%, aos 5.125 pontos. Em Frankfurt, o DAX terminou aos 5.480 pontos, com valorização de 0,67% O CAC 40, de Paris, encerrou com ganho de 1,05%, para 3.708 pontos.

O clima positivo ganhou força após os dados de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, apontarem recuo de 20 mil na semana terminada em 31 de outubro perante a anterior, para 512 mil pedidos - menor patamar em 10 meses.

Os números sobre a produtividade do setor não agrícola americano também agradaram, houve avanço a uma taxa anualizada de 9,5% no terceiro trimestre, como mostrou o Departamento do Trabalho do país. Foi o maior ganho desde o terceiro trimestre de 2003, quando o indicador subiu 9,7%.

Contribuíram para elevar as compras as decisões dos bancos centrais europeu e inglês de manterem as taxas de juros, sustentando condições para a recuperação da região. A valorização atingiu também o setor bancário, que vinha sofrendo nos últimos dias.

As ações do BNP Paribas subiram 3,29% após o banco registrar aumento do lucro trimestral, e as do Société Générale ganharam 1,82%, ambas em Paris. Em Londres, os papéis do Bank of Ireland subiram 9,42%.

As ações da Deutsche Telekom subiram 2,09% após a companhia apresentar aumento de 7,2% em seu lucro líquido no terceiro trimestre, que somou 959 milhões de euros e superou as estimativas de mercado.

(Bianca Ribeiro | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host