UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 18h32

Telefónica compra unidade de banda larga da Telecom Italia na Alemanha

SÃO PAULO - A companhia de telecomunicações espanhola Telefônica fechou acordo com a Telecom Italia para comprar a unidade de banda larga alemã Hansenet por 900 milhões de euros, que serão pagos em dinheiro, conforme informaram os dois grupos nesta quinta-feira. As empresas esperam finalizar a operação no primeiro trimestre de 2010, após a aprovação das autoridades reguladoras e da assinatura de acordos definitivos.

A Hansenet tinha uma base de 2,3 milhões de clientes de banda larga no final de 2008, ano em que faturou 1,19 bilhão de euros, de acordo com o grupo italiano. Em outro comunicado, a Telefônica afirma que, com a finalização do acordo, sua subsidiária O2 na Alemanha se tornará a terceira maior empresa no mercado de telecomunicações do país. Com a Hansenet, a receita anual da O2 no país chegará perto de 5 bilhões de euros, afirmou o grupo espanhol.

Por sua vez, a Telecom Italia afirma que a alienação faz parte da estratégia da empresa de aumentar o foco nos principais negócios do grupo. A empresa também diz que a transação permitirá uma redução mais rápida da dívida, que chegou a 35,5 bilhões de euros, em valores líquidos, no final de setembro.

Nos nove primeiros meses do ano, a Telecom Italia acumulou lucro de 1,165 bilhão de euros, uma baixa de 33,16% em relação ao mesmo período de 2008, quando a empresa lucrou 1,743 bilhão de euros.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host