UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 12h03

Vendas da indústria mantêm tendência de alta em setembro, nota CNI

BRASÍLIA - As vendas da indústria brasileira mantiveram a trajetória de recuperação em setembro, frente a um mês antes. Pelo critério dessazonalizado, houve crescimento de 1%. No índice original, a alta foi de 5,3%.

O terceiro trimestre de 2009 fechou com expansão média de 2,1% no faturamento dessazonalizado, comparado com o trimestre anterior, destacou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em nota divulgada nesta quinta-feira.

Perante setembro de 2008, no entanto, o índice de vendas caiu 4,7%%. Nos nove primeiros meses do ano, o indicador também recuou, em 7,5%.

Otimista com a clara indicação de saída da crise financeira global, a CNI destaca, porém, que a melhora ainda não se verifica de forma abrangente. Apenas sete setores da indústria de transformação mostraram alta mensal sensível nas vendas; outros tiveram variação mediana e 12 setores registraram queda de faturamento na comparação com agosto.

Entre os faturamentos mais elevados em setembro, em relação a um mês antes, destacam-se material eletrônico e comunicação (37%); vestuário (14,9%) e materiais elétricos (11%).

A indústria de vestuário e a de produtos de metal interromperam trajetória de retração e tiveram resultados positivos em setembro.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host