UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 13h17

Abastecimento de água retorna para 90% dos clientes do Rio, diz Cedae

RIO - O fornecimento de água no Rio de Janeiro já foi restabelecido para 90% dos clientes da Cedae, a companhia de abastecimento e saneamento do Estado. De acordo com o presidente da empresa, Wagner Victer, a expectativa é de que até o fim do dia 95% do abastecimento tenha sido retomado, mas, em regiões que ficam no fim das linhas, a normalização pode levar até 72 horas.

" Houve uma parada simultânea de todos os sistemas elétricos de abastecimento e bombeamento " , revelou Victer, acrescentando que " o problema foi gigantesco " .

O executivo, que já foi secretário de energia do Estado, explicou que os quatro grandes sistemas de abastecimento da empresa - Guandu, Acari, Ribeirão das Lajes e Laranjal - voltaram a fornecer água duas horas depois do restabelecimento da energia. Ontem, vários Estados brasileiros foram afetados por um blecaute.

" A complexidade do sistema é muito grande. Temos que encher adutora por adutora. Conseguimos restabelecer o fornecimento de água, que é complexo, em tempo recorde " , afirmou o presidente da companhia.

Victer ressaltou que diversos equipamentos da empresa queimaram por conta do apagão, mas a companhia ainda não fez a quantificação dos prejuízos. A estimativa de Victer é que a Cedae deixou de fornecer 60 mil litros de água por segundo para seus 10 milhões de clientes devido ao corte de energia.

O presidente da empresa também rebateu as acusações de falta de água em escolas do Estado. Segundo ele, assim que ocorreu o corte de energia, a Cedae colocou em prática um plano para envio de caminhões-pipa para garantir o abastecimento nos hospitais. Victer destacou que as construções devem ter áreas para armazenar água necessária para o período entre 3 a 4 dias, somando as capacidades da caixa d´água e da cisterna.

" É inaceitável que uma instituição como uma escola não tenha (essa reserva) " , criticou, lembrando que muitas construções são erguidas com reservas de água para apenas 7 horas de consumo. " Aí, quando tem um problema, falta água " , destacou.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host