UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 16h24

Apagão não foi causado por falta de investimentos, diz Lula

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o apagão que atingiu 18 estados, na noite de ontem, não foi consequência de falta de investimentos no setor de energia elétrica. "Fizemos fortes investimentos no setor de transmissão e modernização do sistema energético brasileiro", afirmou ele, durante entrevista ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres.

O apagão não foi consequência de falta de produção de energia elétrica, tal como ocorreu em anos anteriores, ressaltou Lula. "O que aconteceu em 2001 é que a gente não produzia energia suficiente e não tinha linha de transmissão para interligar todo o sistema elétrico brasileiro. Hoje, estamos com todo o sistema interligado." Por duas vezes Lula afirmou que seu governo é responsável por 30% de tudo o que foi feito em matéria de linhas de transmissão nos últimos 123 anos.

Lula evitou atribuir uma razão ao apagão e disse que a causa será conhecida apenas após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor de Energia, que ocorrerá na tarde de hoje. "Duas coisas estão certas: não faltou geração de energia e o problema não foi de falta de linha para interligar, porque elas estão interligadas. Até o final da tarde devemos ter a resposta." (Agência Brasil)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host