UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 12h58

Governo deve dar explicações precisas sobre apagão, diz Bernardo

BRASÍLIA - O governo deve dar "explicações muito precisas" à sociedade, ainda hoje, sobre as causas do blecaute da noite passada, afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. É importante dissipar o clima de incerteza e deixar claro que não houve falta de investimentos, como no apagão de 2001, prosseguiu. "Acho que houve um acidente. Mas temos que saber o que aconteceu e explicar à população", afirmou o ministro. Como grande parcela das autoridades em Brasília, Bernardo disse que não recebeu informações claras sobre a queda de três das cinco linhas de transmissão de Furnas na noite passada, que deixou 18 Estados sem energia elétrica, de acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O ministro disse ter ouvido do presidente da hidrelétrica de Itaipu, Jorge Samek, que a queda não foi causada pela chuva. "Ele disse que nada explodiu", afirmou Bernardo. "Evidentemente, teremos que receber explicações precisas, mas até o momento Itaipu não tem", continuou o ministro.

Bernardo mencionou ainda que, ao contrário do apagão de 2001, quando o problema estava concentrado na ausência de investimentos em redes de transmissão, "não é o que ocorre agora, pois investimentos ocorreram".

Ele contou ainda que esteve, recentemente, nas dependências da Usina de Itaipu, onde verificou que "também não existe problema de geração, porque as comportas estão escoando" excesso de água.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host