UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 16h00

Ministério afirma que origem do blecaute foi na transmissão de Itaipu

SÃO PAULO - Para o Ministério de Minas e Energia (MME), o problema do apagão ocorrido ontem em 18 Estados do país foi originado na transmissão de energia vinda de Itaipu. "As panes ocorreram no sistema que liga a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo e em uma subestação que liga a Subestação de Itaberá a Subestação de Tijuco Preto, em São Paulo", apontou o ministério em nota oficial.

O órgão destacou que foram registrados ventos e chuvas fortes na área que recebe os circuitos de transmissão da usina hidrelétrica e distribui essa energia para as demais regiões.

"A energia foi totalmente restabelecida em uma hora depois do começo do blecaute, exceto nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que ocorreu ao longo da madrugada. Não se verificou, até o momento, danificação de equipamentos", observou o MME.

No começo desta tarde, relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado pelo Valor já havia apontado que o problema da falta de energia na noite de terça-feira afetou 18 unidades federativas do país, além do Paraguai.

Nesta tarde haverá reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília, para avaliar as possíveis causas do apagão.

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host